MOTO VISEIRA

CET-Santos vai alertar motociclistas sobre uso de viseira

Infração pode ser penalizada com multa de R$ 88,38 e três pontos na carteira

 

Infração só é considerada com o veículo
em movimento (Foto: Fotos Públicas)

A CET-Santos estará nas ruas a partir de segunda-feira (9) com uma campanha educativa voltada para os motociclistas. O objetivo é orientar sobre direção defensiva e alertar sobre a obrigatoriedade de manter a viseira do capacete fechada enquanto trafegam. A ação acontece até sexta-feira (13) nos principais cruzamentos da Cidade.

A equipe do Programa de Educação para o Trânsito vai reforçar as dicas de segurança contidas no Manual do Motociclista que será entregue a cada condutor.

Multa

Até setembro de 2013, transitar com a viseira levantada era considerado, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), infração gravíssima e implicava a suspensão do direito de dirigir.

A Resolução 453/13 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) reclassificou a tipificação da prática para leve e penalizada com multa de R$ 88,38, além de três pontos na carteira de habilitação.

Pela mesma resolução, a prática não será considerada infração caso a moto esteja imobilizada, inclusive parada no sinal vermelho. Quando o o veículo entrar em movimento, o dispositivo dever voltar a ser fechado ou abaixado.

As normas em relação ao uso de capacetes e viseiras se aplicam tanto a condutores como passageiros.

FONTE: http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/santos/cet-santos-vai-alertar-motociclistas-sobre-uso-de-viseira/?cHash=c63c35e872596ae065d6ff9a50e80588

Tags: